Ingresso Certo Analytics, plataforma de relatórios e controle de acesso

Ingresso Certo Analytics

O Ingresso Certo Analytics é uma plataforma que nasceu a partir da necessidade de portar relatórios do sistema ERP da empresa para dispositivos móveis, devido ao surgimento de uma forte concorrência no mercado, que já chegou com aplicativos e sistemas no conceito “mobile first”.

O diretor de tecnologia me incumbiu a missão de adaptar os relatórios dentro do próprio sistema ERP, que foi criado a mais 15 anos, quando esse conceito de mobilidade ainda não era tão difundido, pelo menos nosso mercado. Eu pensei que adaptar relatórios para que sejam acessíveis por dispositivos móveis, em um sistema legado, que foi concebido sem essa preocupação, não proporcionaria a experiência de uso necessária para manter e conquistar novos clientes, que possivelmente já haviam tido contato com os sistemas da concorrência. Foi então que eu propus a criação de uma nova plataforma, o que deu origem ao Ingresso Certo Analytics.

Inicialmente, a ideia era que fosse apenas uma plataforma de relatórios, mas devido ao sucesso e a necessidade, os diretores decidiram que todos os novos recursos deveriam ser implementados no Ingresso Certo Analytics, que hoje já um sistema bastante complexo e robusto, onde além de diversos relatórios, possui recursos para controle de acesso, como lista de convidados e validação de ingressos, sincronia de bases de dados entre um servidor local e na web, analise de fraudes, analise de pedidos, API de integração, sistema de venda de ingressos com envio por SMS e Whatsapp, entre inúmeras outras funções, tudo controlado por permissões de acesso á módulos e filtro de conteúdos.

Todo parque de softwares da empresa é desenvolvido em C#, para sistemas desktop, e PHP para sistemas online, então por questões de custos e disponibilidade técnica, o Ingresso Certo Analytics foi desenvolvido em PHP, com Zend Framework na arquitetura MVC, HTML5, CSS, Bootstrap, JavaScript, jQuery e MySQL. Todos os processos automáticos, tanto para sincronia de dados com o e-Commerce, quanto para analise fraudes são executados via CRONTAB.

Imagens